domingo, junho 05, 2005

1. fundamentação teórica

Algumas diretrizes foram reconhecidas para elaboração dos leiautes de supermercado, como ficou evidenciado numa abordagem histórica feita a partir de publicações da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). A compreensão dessas diretrizes, juntamente com os conceitos relacionados ao comportamento do consumidor e classe social é a base teórica onde se fundamenta o fio condutor da análise pretendida.
A bibliografia que trata desse assunto é quase inexistente. Um dos poucos trabalhos que abordam este tema é o de Chris Stutz
[1]. Refere-se a um estudo de 12 lojas na Inglaterra e investiga a relação entre os leiautes, padrões de circulação do consumidor, localização de produtos e performance de vendas de uma rede de supermercados, mas não está disponível para consulta dado a confidencialidade dos resultados.
A literatura abordada para a compreensão do fenômeno estudado é, no que se refere ao objeto propriamente dito, grande parte material elaborado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), através da revista SuperHiper que é seu órgão de divulgação. Além do trabalho de Solomon, Lars Perner, Andrew Seth e Geoffrey Randall, Rosemary Crompton e Erik Wright
[2].
[1] Chris Stutz é Consultor de Projetos do Space Syntax Laboratory em Londres.
[2] O trablho de Wright a que este trabalho se refere é o editado por George Ritzer: Encyclopedia of Social Theory.